Todas as sextas-feiras aqui no blog teremos um post sobre um Monumento Arquitetônico, podendo ser histórico ou da atualidade.
Hoje vamos começar com o maravilhoso Coliseu, ou Colosseo para os italianos, que fica em Roma, na Itália.
O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio (em latim: Amphitheatrum Flavium), é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal do imperador romano Nero , que ficava perto da edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetónico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas , e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 400 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007 foi eleita umas das “Sete maravilhas do mundo moderno”. Além disso, o Coliseu ainda tem ligações à igreja, com o Papa a liderar a procissão da Via Sacra até ao Coliseu todas as Sextas-feiras Santas.
Olha aí a arquiteta mamona metida lá dentro! Foto tirada em 2008
10 curiosidades sobre o Coliseu:
1 – O Coliseu de Roma tem mais de 80 entradas e pode acomodar cerca de 50.000 espectadores.
2 – Imagina-se que mais de 500.000 pessoas perderam a vida e mais de um milhão de animais selvagens foram mortos.
3 – As últimas lutas de gladiadores ocorreram em 435 d.C.
4 – Uma das curiosidades mais interessantes sobre o Coliseu é o fato de que todos os antigos romanos tinham entrada gratuita para os eventos no Coliseu, com comidas servidas também gratuitamente durante todo o show.
5 – Os festivais, bem como jogos podiam durar até 100 dias.
6 – Os antigos romanos, às vezes, inundavam o Coliseu e faziam verdadeiras batalhas navais com miniatura de navios.
7 – O Coliseu de Roma levou 9 anos para está construído com o trabalho de mais de 60.000 escravos judeus. Você sabia?
8 – Muitos desastres naturais devastaram a estrutura do Coliseu, mas foram os terremotos de 847 d.C. e de 1231 d.C., que provocaram a maioria dos danos que existem hoje.
9 – O nome original do Coliseu foi Anfiteatro Flaviano, em homenagem à dinastia de Imperadores Flávia
10 – O monumento mais popular de Roma foi construído por três razões. Como um presente para os cidadãos romanos da dinastia Flávia e aumentar sua popularidade; para encenar várias formas de entretenimento; e para mostrar a soberania das técnicas de engenharia romana ao mundo
Tem até um vídeo da reconstrução 3D do monumento
Espero que vocês tenham gostado! Um pouco de história é sempre bom, afinal é olhando através da história que entendemos quem e o que somos hoje 🙂