Monumento arquitetônico da semana – Torre Eiffel

E é nessa sexta feira de preparativos para o Carnaval que a gente vai aprender um pouco mais com o Monumento arquitetônico da semana, a Torre Eiffel. Você sabia que ela era pra ser temporária, iria ser demolida após o término da Exposição? Chocante né!

torre-eiffel-1

Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel) é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

Torre-Eilfeel-1

A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o segundo nível tem um restaurante.

Polícia-evacua-Torre-Eiffel-após-ameaça-de-atentado

A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

minha torre eiffel

Essas são fotos que eu tirei quando fui lá! Tive a sorte de pegar a Torre quando Paris era por 6 meses a capital da União Européia. Por isso a Torre está assim, com a cor azul e as estrelas.

10 curiosidades sobre a Torre Eiffel

1. Em 1960, o presidente francês Charles de Gaulle, negociou um acordo secreto com o prefeito de Montreal, Jean Drapeau, para temporariamente desmontar a Torre Eiffel e transferi-la para o Canadá para a Exposição Universal de 1967. Felizmente a negociação  foi vetada pela empresa que operava a torre, que temiam que o governo francês não estaria disposto a trazer a torre de volta à sua localização original.

2. Poucas pessoas sabem que a Torre Eiffel desempenhou um papel crucial na Primeira Guerra Mundial. Durante a Batalha do Marne, em 1914, sinais eram enviados desde a parte superior da torre, a fim de dirigir as tropas francesas para a linha da frente.

3. De 1925 a 1935, a Torre Eiffel, apelidada de “Dama de Ferro” foi usada como um outdoor comercial pela Citroën, empresa francesa de veículos. A torre foi equipada com um grande letreiro vertical luminoso que anunciava “CITROEN”. Nenhuma outra marca usou este monumento lendário como um meio de publicidade.

4. O primeiro andar da Torre Eiffel está atualmente em reforma. Quando concluído, terá uma aparência completamente nova e moderna, incluindo um novo restaurante e um salão de eventos.

5. François Reichelt era um alfaiate francês do início do século XX, que criou um pára-quedas improvisado com a intenção de saltar da Torre Eiffel. Infelizmente seu salto desde o 1º andar da Torre Eiffel não foi bem-sucedido. No entanto ele ficou famoso graças a toda a documentação existente de seu feito, incluindo um vídeo ao vivo e imagens do salto.

6. Poucas pessoas sabem que é estritamente proibido a publicação de fotos noturnas da Torre Eiffel, sem antes entrar em contato com o Société Nouvelle d’Exploitation de la Tour Eiffel (SNTE) e pagar uma taxa de direitos autorais. O SNTE possui todos os direitos quando as luzes estão ascendidas. Este não é o caso para fotografias tiradas durante o dia.

7. 20 anos após a sua construção a torre Eiffel foi quase completamente desmontada e demolida. Todas as peças iam ser destinadas a venda. Felizmente isso nunca aconteceu.

8. A maioria das pessoas sabe que Gustave Eiffel foi o arquiteto original por trás da Torre Eiffel. O que é menos conhecido é que ele teve um quarto privativo construído para ele no topo da torre, que ainda pode ser visto até hoje.

9. Em 1889, o jornal francês de renome, Le Figaro, instalou uma oficina de impressão no segundo andar da Torre Eiffel. O jornal ainda é publicado aí e se pode ter seu nome impresso em uma cópia recém feita pagando uma pequena taxa.

10. 72 nomes dos mais renomados cientistas da França, entre engenheiros e pessoas notáveis ​​estão gravados na base da torre. Os nomes foram esculpidos originalmente no início do século XX e mas mais tarde restaurados pela SNTE.

Aqui em baixo seguem imagens da construção da Torre Eiffel e também um vídeo demonstrando o projeto.(é só clicar em cima da imagem que ela fica maior!)

construção torre eiffel

Curta nossa página no Facebook clicando aqui > curtir

Fontes: Wikipedia e Localnomad

2 comentários sobre “Monumento arquitetônico da semana – Torre Eiffel

  1. Mais algumas curiosidades sobre a torre eiffel….
    Muitos dizem que ela foi construída para comemorar o centenário da Revolução Francesa, mas na realidade, foi para mostrar aos Alemães o poderio do povo Francês ( após ter perdido a guerra Franco/Prussiana em 1870., Encalhou que no ano de 1889., comemovara-se tal centenário.

    Gustave Eiffel, se quer interresou-se inicialmente pelo projeto, em 1884, quando a pedido da prefeitura de Paris através de edital para exposição univeral de Paris em 1889., queria-se um monstro, ( 1000 pés de altura ). Maurice Koechilin faz um desenho inicial de uma torre, e apresenta a Gustave Eiffel e este o coloca nas mãos de Sthepen Sauvastre, arquiteto – que da a forma definitiva da torre ( a quem eu dedico todos os méritos da silhueta da torre )

    Na época, ninguem gostava de Gustave Eiffel, pois este, se apropriava de idéias alheias com muita facilidade. No entanto ao ter conhecimento que tal obra o deixaria famoso, se apropriou dos desenhos, e apresentou-se como concorrente do edital a prefeitura, que apoós uma votação saiu vitorioso para construir tal monumento.

    Sua empresa Levallois Perret ( mesmo nome de um bairro em Paris ) tinha como funcionários os engenheiros e arquitetos citados acima, Koechilin e Sauvastre, ao qual pagou a cada um parte dos direitos da construção da torre.

    Como ele era o dono da empresa, parte financeira da construção da torre + empréstimos + responsabilidades pela construção, ficou LA TOUR DE MONSIUR EIFFEL, ou Torre Eiffel.

    Aliás, o nome de Sthepen Sauvastre ficou meio esquicido ao passar do tempo…..

    ivaneiffelbrandao@gmail.com
    Até mais.

    Curtir

Deixe um comentário